Calvície - microenxertos capilares

Diversas técnicas têm sido utilizadas para o tratamento operatório da calvície. Muitas delas, que davam resultados artificiais, foram abandonadas. Modernamente, a técnica dos micro-enxertos capilares, que oferece bons resultados, tem sido cada vez mais usada pela Cirurgia Plástica. Além de prestar-se à correção da calvície, também é adequada para restaurar as sobrancelhas, costeletas e outras áreas onde tenha havido perda definitiva de cabelos.

Seguem-se as perguntas mais comuns, que os pacientes fazem a respeito desta operação, bem como as respostas. Se você, após a leitura deste material, ainda tiver dúvidas, resolva-as com seu Cirurgião Plástico, a pessoa mais indicada para isto, em virtude de seu preparo técnico e científico.

Saiba Mais:

Leia algumas perguntas comuns quanto a esta operação

1) O RESULTADO DESTA OPERAÇÃO É IMEDIATO ?
Não. Em virtude da biologia dos cabelos, os mesmos, quando transplantados de um local para outro, caem ou entram em fase de latência. Após cerca de 3 meses, começam a crescer. Depois, comportam-se como qualquer pêlo, com suas fases normais de crescimento. Assim, o paciente que se submeter a esta correção, deverá ter a indispensável paciência de aguardar o período mencionado.

2) QUE CABELOS SÃO USADOS PARA OS MICRO-ENXERTOS ?
Retiram-se os cabelos da região da nuca, de onde sai uma estreita tira de couro cabeludo. Portanto, não se usam cabelos artificiais ou de outra pessoa, não existindo rejeição aos mesmos.

3) QUE TIPO DE ANESTESIA SE USA ?
Na maioria dos casos, anestesia local e sedação. Somente em casos excepcionais se usa a anestesia geral.

4) QUAL É O TEMPO DE INTERNAÇÃO ?
Esta é uma operação ambulatorial, se feita com anestesia local. Assim, a internação é de algumas horas. Mesmo com anestesia geral, pode haver alta na mesma data.

5) QUANTO TEMPO DURA A OPERAÇÃO ?
Por ser uma técnica minuciosa, a intervenção dura, em média, de 4 a 6 horas, dependendo do tamanho da área calva a ser tratada e do número de micro-enxertos a ser feito.

6) UMA SÓ OPERAÇÃO RESOLVE TODOS OS CASOS ?
Não. A depender do tamanho da área calva, será necessário fazer mais de uma sessão. Calvícies iniciais, com áreas pequenas, serão resolvidas de uma só vez. Casos mais avançados, com grandes áreas desprovidas de pêlos, poderão requerer 2 ou 3 sessões de implantes. A fim de garantir a sobrevivência dos folículos pilosos, estes não podem ser enxertados muito próximos uns dos outros, razão pela qual pode haver esta necessidade de mais de uma intervenção, a fim de propiciar um resultado mais adequado e natural.

7) SÃO NECESSÁRIOS CURATIVOS ?
É feito um curativo, pelo Cirurgião Plástico, logo depois da operação. Este curativo permanece durante um ou dois dias e é retirado, em casa, pelo próprio paciente, durante banho e lavagem da cabeça. Depois disto, não são necessários outros curativos.

8) SÃO DADOS PONTOS ? QUANDO SÃO RETIRADOS ?
Existirão pontos apenas na área doadora da nuca. Serão removidos, pelo cirurgião, de 10 a 14 dias depois da operação. A área receptora não terá pontos.

9) COMO FICA O ASPECTO DA ÁREA OPERADA ?
Nos primeiros dias, haverá pequenas crostas (“casquinhas”) sobre cada cabelo transplantado. Estas crostas cairão logo, com os banhos. Em cerca de 3 meses, os pêlos começarão a crescer.

10) QUANDO PODEREI VOLTAR ÀS MINHAS ATIVIDADES ?
Em 2-3 dias você poderá retornar ao trabalho, desde que este não exija grandes esforços físicos ou não se processe em locais extremamente quentes. Atividades escolares poderão ser freqüentadas também em 2-3 dias. Caminhadas poderão ser feitas após uma semana. Esportes mais ativos poderão ser praticados depois de 2 semanas.

11) EXISTEM RISCOS NESTA CIRURGIA ?
Como em toda operação, por menor que seja, há alguns riscos (infecção, reações medicamentosas etc.). No entanto, tais riscos são muito pequenos - menores do que, por exemplo, viajar de automóvel ou atravessar uma rua movimentada.

RECOMENDAÇÕES SOBRE A CIRURGIA DE MICROENXERTOS CAPILARES

INSTRUÇÕES PRÉ - OPERATÓRIAS

Lavar a cabeça com Soapex ou Povidine Degermante durante 5 dias antes da operação.
Comparecer ao local indicado no dia e horário estabelecidos.
Vir em jejum de oito horas.
Comunique eventuais problemas, de saúde ou não, que possam ser motivo de adiamento da operação.

INSTRUÇÕES PÓS - OPERATÓRIAS

Não molhe o curativo no primeiro dia depois da operação.
No segundo dia, tome um banho completo; molhe bastante o curativo e retire-o com muito cuidado; a área operada poderá ser suavemente lavada com Soapex, sem esfregar. Ao enxugar, faça apenas pressão leve com a toalha, sem esfregá-la.
Normalmente, esta é uma operação quase indolor. Se houver dor significativa, comunique-se com seu cirurgião.
Pode ocorrer prurido (coceira); evite coçar o local nos primeiros sete dias.
Compareça ao consultório nas datas marcadas para retirada de pontos e revisões.
De novo: lembre-se que os pêlos só irão crescer após cerca de 3 meses; tenha paciência, pois isto é absolutamente normal neste tipo de técnica.


Lembre-se: o seu cirurgião é a pessoa mais indicada para resolver suas dúvidas !



Voltar   Voltar ao topo


Clínica Cirúrgica Dr. Tufi
Rua Edson Arantes do Nascimento, 201 - Centro - Três Corações, MG. Brazil - CEP 37401-000
55-35-3231.2147

Blog Rede Social
Wordpress Facebook
  © CopyRight 2004 - Clínica Cirúrgica Dr. Tufi- Todos os direitos reservados